Técnicas do Quilling

05 de agosto de 2021

Garanto que você não viu em lugar nenhum uma divisão das técnicas de Quilling como você verá aqui… Dividi as técnicas para facilitar o aprendizado das alunas nos meus cursos, e também para a melhor divisão dos módulos.

As técnicas do Quilling são divididas em três grupos: a técnica de modelagem, a técnica do contorno e a técnica do impressionismo.

Vamos conhecer cada uma delas?

TÉCNICA DE MODELAGEM

Essa técnica é a que utiliza uma maior quantidade de ferramentas e acredito que é a que representa o Quilling raiz, pois o Quilling em papel, surgiu com a inspiração nas peças da ourivesaria, na Inglaterra, na época da Rainha Vitória (1837-1901), e essas peças são todas modeladas com um formato característico que serviu de inspiração para o Quilling naquela época.

Com essa técnica, podemos fazer infinitos designs, fazer flores, mandalas, bonecos em 3D, bijuterias, enfeites e decoração… enfim, é a técnica que tira o Quilling para fora dos quadros.

Segue abaixo alguns exemplos (*as fotos autorais estão com a minha marca, todas as outras são de outros artistas):

TÉCNICA DO CONTORNO

Essa técnica, como o próprio nome diz, é a que delineia toda a figura ou forma que você quer dar no seu design. Tem um efeito vazado, característico dessa técnica, que é muito lindo.

Exige pouquíssima ferramenta. Praticamente necessário somente a pinça de precisão, e suas mãos, como ferramentas para fazer essa técnica. A prática dessa técnica permite você se aprimorar e fazer cada vez mais contornos minuciosos e com o máximo de detalhes em peças pequenas. Porém, a grande maioria dos trabalhos com essa técnica só são encontrados em quadros, o que pode limitar um pouco a sua criatividade.

Uma artista conhecida que tem a predominância dessa técnica em sua arte é a turca Sena Runa, que largou seu emprego em Recursos Humanos no mundo corporativo para seguir com seu hobby: a arte. Segue abaixo alguns de seus trabalhos:

Os trabalhos mais encontrados com essa técnica são os quadros de maternidade com diversos temas, quadros de mandalas, quadros institucionais e decorativos.

Veja alguns exemplos:

TÉCNICA DO IMPRESSIONISMO

O impressionismo foi um movimento artístico surgido na modalidade da pintura no final do século XIX, na França, que trazia como característica a arte de retratar os objetos e imagens através do contraste de cor e luz, onde as próprias pinceladas dos pintores se tornam uma marca de luz e sombra na tela.

Por ter a mesma característica do impressionismo, decidi dar esse nome a essa técnica do Quilling que ao invés de pinceladas, usamos pequenos pedaços das tiras de papel para dar esses contrastes no trabalho.

Ainda dentro dessa técnica do impressionismo, existem várias outras técnicas para dar esse efeito. Pode-se usar pequenos pedaços das tirinhas, como se fossem as pinceladas da pintura. Pode-se usar a tirinha toda dobrada em zig zag apertado ou ainda, várias tirinhas juntas em forma de ondas. Pode-se, inclusive, usar as formas básicas da técnica de modelagem para trabalhar com o impressionismo. Exemplo disso, é o corte do papel em franjinha para fazer as penas de aves.

Uma artista, e ilustradora, que utiliza muito essa técnica, e que admiro muuuuito seu trabalho, é a Yulia Brodskaya. Na verdade, Yulia que trouxe essa técnica inovadora do contorno e impressionismo para o Quilling, pois o Quilling original é o da técnica da modelagem. Com essa técnica ela trouxe modernidade para o Quilling, e a possibilidade de trabalhos artísticos fantásticos. Como ela mesmo diz: “é a possibilidade de desenhar com o papel, ao invés de desenhar nele”. Vale a pena conferir esse trabalho perfeito. Segue abaixo alguns exemplares dessa artista para te inspirar:

Os trabalhos mais comuns com essa técnica são aqueles que retratam animais de estimação, ou bichinhos cujos pelos são representados com essa técnica. Eu mesma já fiz um quadro de maternidade com essa técnica no Snoopy. Veja o resultado:

Trabalhos de outros artistas:

Então, que tal tentar fazer uma arte que além de linda, também é muito terapêutica? Veja nos meus outros artigos os benefícios que o Quilling pode trazer para seu corpo, sua mente e suas emoções!

E se quiser começar a praticar, veja os meus cursos disponíveis. Nos vemos por aí!

Grande abraço,

Cassia Dias Costa

Share This