
Quilling Terapia
Para falar sobre a Quilling Terapia, vou me reportar ao conceito da Psicologia Positiva chamado de Flow extraído do livro “Os 4 Ciclos da Prosperidade” de José Roberto Marques, e do Livro “Flow e Psicologia Positiva” de Helder Kamei.
O estado de Flow pode ser entendido como um estado poderoso de motivação intrínseca, no qual a pessoa sente-se totalmente imersa no que está fazendo. Essa sensação é caracterizada principalmente por uma mistura dos sentimentos de absorção, envolvimento, satisfação e competência. Durante esse intervalo de fluxo, preocupações como tempo, comida e ego são ignoradas.
O próprio autor da teoria do Flow, Mihaly Cskszentmihalyi, descobriu no jogo de xadrez a sua primeira atividade capaz de colocá-lo nesse estado de fluxo. Durante horas que passava jogando, esquecia-se de tudo ao seu redor.
Mais tarde, observando o trabalho dos artistas, principalmente pintores e escultores, Cskszentmihalyi percebeu um fato curioso: enquanto trabalhavam, esses artistas ficavam
completamente imersos em suas atividades por horas. O autor ficou fascinado com essa concentração espontânea, porém absolutamente poderosa, capaz de manter esses artistas inteiramente absorvidos pela atividade que estavam realizando, quase que como uma espécie de transe onde não se sentiam incomodados por nenhuma distração, se esqueciam da fome, da fadiga, do tempo e das obrigações sociais.
Realizar qualquer tarefa em estado de Flow requer equilíbrio entre aquilo que se está fazendo, sua habilidade e o nível do desafio que a tarefa exige. Estar em Flow diz respeito ao próprio processo de estar fazendo algo. Em outras palavras, é esquecer-se por um momento dos resultados e recompensas e concentrar-se na realização de algo pelo próprio prazer de se estar realizando algo.
Estudando esse conceito, pois também trabalho com Coaching Sistêmico, percebi que essa sensação era exatamente o que eu sentia quando estava fazendo os trabalhos de Quilling. Não foram poucas as vezes que esqueci do tempo, de beber água e até de comer.
Mais tarde, ao ministrar os cursos de Quilling, recebi vários áudios e mensagens de alunas agradecendo a manhã prazerosa onde esqueciam de tudo lá fora. Vários são os relatos, ao acabar a aula, de que não sentiram o tempo passar e na maioria das vezes tenho que colocar o lanche em cima da mesa, pois ninguém quer largar a atividade para comer.
Percebi o poder dessa técnica maravilhosa e terapêutica que proporciona:
- Redução do estado de ansiedade;
- Desenvolve o poder de concentração e atenção plena;
- Relaxa a mente, pois tira a atenção dos pensamentos disfuncionais;
- Estimula o hemisfério esquerdo do cérebro (emocional, intuitivo, holístico, sistêmico e subjetivo) através do processo criativo e do trabalho com as cores;
- Desenvolve o trabalho manual e a coordenação motora;
- Aguça a percepção para os detalhes; e
- Excelente para todas as idades.