O Poder e a Prática da Gratidão

03 de abril de 2020

Você já se sentiu entusiasmado ao acordar numa manhã ensolarada de verão? Já sentiu uma paz infinita e extremamente emocionado (a) por assistir um por do sol? Já agradeceu do fundo do coração por estar cercado (a) de amigos? Já ficou aliviado (a) por se livrar de uma doença ou de uma situação que poderia trazer muitos transtornos?

Essas são algumas das situações em que vivenciamos a verdadeira gratidão. Ser grato não significa dizer “obrigado” quando alguém nos faz um favor, mas sentir uma alegria genuína por essa pessoa existir.

Estamos acostumados a dizer “obrigado”, “muito obrigado”, “valeu” como uma etiqueta social, mas a verdadeira gratidão está longe disso. A verdadeira gratidão é quando sentimos uma sensação de preenchimento e unicidade com o Universo e sentimos uma alegria inexplicável com a situação, experiência, coisa ou pessoa que despertou esse sentimento.

Quando foi a última vez que você experimentou essa sensação? 

Normalmente, costumamos ficar presos àquilo que nos falta – um emprego melhor, um relacionamento estável, uma casa mais confortável – e deixamos de aproveitar o que já conquistamos e vivenciamos. Ao mudar de perspectiva, começamos a perceber as maravilhas que temos à nossa volta. 

Quando nos fixamos naquilo que queremos agradecer, o medo, a raiva e a amargura simplesmente se dissolvem sem muito esforço. A gratidão gera apenas os sentimentos positivos: amor, compaixão, alegria e esperança. A gratidão tem o poder de nos conectar com o aqui e o agora, com o momento presente, com o que já é real e não com a lembrança do passado, ou a ilusão do futuro.

A autora de O Poder da Gratidão, M.J.Ryan nos conta que a “verdadeira gratidão é um transbordamento espontâneo do coração diante da beleza da vida em todos os seus aspectos e uma decisão consciente de olhar tudo o que há de bom e positivo no mundo”. A gratidão jamais pode ser um sentimento de barganha, em que somos gratos esperando a gratidão alheia. A gratidão nos ajuda a perceber o que há de bom no mundo e nos outros, a partir da própria gratidão em si, e não de uma troca. 

O benefício está em cultivar esse sentimento e transformá-lo em ações do dai a dia. Isso gera felicidade e bem estar. Todas as conquistas do conhecimento e da experiência de vida resultam do treinamento, do exercício, esse sentimento também podem ser exercitado. Podemos incorporá-lo à nossa prática diária e às nossas relações.

Foi pensando nessa prática que fiz o Caderno da Gratidão. Nele você encontrará uma folha com instruções para praticar o poder da gratidão durante 21 dias e desenvolver esse novo modelo mental que proporciona maior qualidade dos pensamentos e como consequência maior qualidade do bem estar emocional. 

Se deseja adquirir o Caderno da Gratidão com estampas em Quilling, vá na aba “Produtos” aqui no site, veja de qual capa você gosta mais e entre em contato para fazer seu pedido.

“A verdadeira gratidão é um transbordamento espontâneo do coração diante da beleza da vida em todos os seus aspectos e uma decisão consciente de olhar tudo o que há de bom e positivo no mundo.” – M. J. Ryan

Sou extremamente grata por você existir, e ter acessado meu conteúdo. Compartilhe esse material com quem você acha que precisa conhecer o poder da gratidão, e até breve!

Cassia Dias Costa

Share This