A Arte do Quilling como Terapia

09 de novembro de 2021

O Quilling, assim como qualquer outro artesanato, possui uma função terapêutica, que vai muito além de uma atividade para gerar uma renda. Muitos psicólogos afirmam que a prática artesanal ajuda no tratamento de pessoas com depressão, síndrome do pânico e ansiedade. Esse tipo de atividade, que recebe o nome de Artesanato Terapia ou Terapia Artesanal, vem ajudando muitas pessoas a transformarem seu dia a dia, trazendo propósito, ocupação e prazer para sua vida.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Betsan Corkhill mais de 3.545 artesãos apresentaram alívio do estresse e o despertar da criatividade durante o desenvolvimento das atividades. Além disso, o estudo mostrou que quem praticava o artesanato mais de 3 vezes por semana sentia-se menos ansioso, mais confiante e com uma sensação de bem-estar.

Outro estudo publicado na revista Neurology percebeu que o artesanato também pode reduzir o risco de declínios cognitivos na memória. Ainda de acordo com os pesquisadores, pessoas que realizam qualquer atividade artística são 73% menos propensos a desenvolver o problema durante o processo de envelhecimento.

Foi observado que o processo criativo e a atividade com as mãos tomam totalmente a atenção de quem a pratica, permitindo um envolvimento psicológico tão grande, que o estado mental apresentado se assemelha a um transe psicológico. A mente fica tão focada na atividade que não permite a passagem de outros pensamentos que venham a despertar sensações de preocupações, angústia ou ansiedade.

A Terapia Artesanal possui vários benefícios já comprovados, a começar pela sensação de prazer, bem estar e relaxamento. Percebe-se também um aumento da autoestima, uma vez que a pessoa produz uma peça com as próprias mãos, fruto de uma concepção criativa única. Esse processo criativo estimula a concentração, a criatividade e o desenvolvimento de outras habilidades, permitindo uma autodescoberta de potencialidades e capacidades até então não utilizadas.

Segundo um artigo citado no site curetoday.com, Art as a Therapy after a câncer diagnosis (Arte como terapia após um diagnóstico de câncer), em 30/10/2021, os benefícios da terapia artesanal incluíam uma redução da ansiedade, depressão e fadiga em pacientes com câncer de mama.

Ainda neste mesmo artigo, é citado um estudo de Lynne Eldridge, MD, que observa os benefícios encontrados durante um estudo de mulheres criando arte durante a radioterapia,

“Quem participou teve melhorias na saúde total, qualidade de vida total, saúde física e saúde psicológica. Benefícios positivos foram vistos na imagem corporal, lidando com os efeitos colaterais sistêmicos (corpo inteiro) do tratamento e em “perspectivas futuras” ou um senso de ESPERANÇA.”

“Usar a arte como terapia me ajudou a aprender sobre minhas próprias emoções e acalmar minhas ansiedades. Fazer arte pode ser uma ferramenta poderosa no arsenal do autocuidado e da saúde mental e o melhor é que qualquer um pode fazer isso. Vá à loja do dólar e compre um livro de colorir para adultos, vá a uma loja de materiais de arte e compre algumas tintas, use o seu telefone para criar fotografias deslumbrantes, as possibilidades são infinitas e a ESPERANÇA está apenas a uma pincelada ou um rabisco a lápis de distância.”

Vários outros benefícios da terapia artesanal são observados, tais como:

  • Representa um desafio mental, e conduz à resolução de problemas;
  • Melhora as conexões sociais;
  • Aumenta a concentração;
  • Promove o desenvolvimento da coordenação, percepção espacial e habilidades motoras finas;
  • Concentra a atenção ou pensamentos em um único trabalho (estimula o foco e atenção plena);
  • Incentiva a imaginação e a criatividade;
  • Protege a memória e reduz o risco de deficiência mental e facilita a aprendizagem e as técnicas de relaxamento, meditação e ritmo.

Aqui vale a distinção entre a Terapia Artesanal e a Arteterapia. Enquanto a Terapia Artesanal tem na prática de uma arte manual seus benefícios terapêuticos intrínsecos na atividade, a Arteterapia utiliza a arte para expressar e acessar traumas, sentimentos, padrões e tudo que está oculto no subconsciente, ou tudo que está no consciente, mas que não se consegue revelar através da palavra. A Arteterapia deve ser acompanhada por um terapeuta – diferentemente da Terapia Artesanal – para que aquilo que foi expressado pela arte seja ferramenta terapêutica, para o indivíduo que a criou, sendo um meio para seu desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e até mesmo a cura de traumas e feridas emocionais.

Em uma reportagem do site Wink News relata o uso da arteterapia para ajudar vítimas de abuso em um abrigo para mulheres e crianças abusadas em Nápoles, Itália. Segundo essa reportagem, estudos mostram que memórias traumáticas são armazenadas na parte posterior direita do cérebro. A expressão da arte pode ativar essa parte do cérebro, então os abrigos de violência doméstica estão usando a arte como terapia e prevenção.

A minha proposta com o Quilling é levar essa arte como uma Terapia Artesanal, pois pude usufruir desses benefícios terapêuticos no momento de transição de carreira. A prática do Quilling me levava a um estado de imersão tão significativa que eu esquecia do tempo e até de comer e dormir. Não foram poucas às vezes que ao olhar o relógio fui surpreendida pelo avançar da hora sem me dar conta.

Mais tarde, ao ministrar os cursos de Quilling presenciais, recebi vários áudios e mensagens de alunas agradecendo a manhã prazerosa onde esqueciam de tudo lá fora. Vários são os relatos, ao acabar a aula, de que não sentiram o tempo passar.  Na maioria das vezes tive que colocar o lanche em cima da mesa, pois ninguém queria largar a atividade para comer, ou até mesmo ir ao banheiro.

O Quilling é uma arte que promove bastante entretenimento por utilizar ferramentas diferentes, utilizar tirinhas de papéis coloridos e uma técnica linda que produz formas super interessantes que estimulam a criatividade, a distração e o prazer de montar sua própria peça artesanal. Convido você a conhecer os meus cursos  aqui no meu site e nas minhas redes sociais.

Dessa forma, a arte é uma ampla ferramenta terapêutica capaz de transformar vidas. Desde a simples ocupação mental até o tratamento de feridas emocionais e situações de risco psicológico, a arte através das cores, formas, texturas e infinitas possibilidades se torna uma “ESPERANÇA” para milhares de pessoas que neste exato momento precisa de algo simples e leve para aliviar sua dor e desconforto emocional.

Fontes:

http://saudemental.psc.br/materias/artigos-at/1020-os-trabalhos-manuais-e-a-saude-mental

https://www.curetoday.com/view/art-as-therapy-after-a-cancer-diagnosis

https://www.winknews.com/2021/10/13/art-therapy-used-to-help-abuse-victims/

Share This