O Poder da Ressignificação

3 de abril de 2020

Se eu te disser que nada, nada meeeesmo, tem significado, você concordaria?

Porque umas pessoas dão mais valor a alguma coisa, ou a alguém, do que outras? Isso pode indicar que cada um coloca significado nas coisas conforme suas crenças e valores aprendidos em sua história de vida, correto?

Na verdade quem coloca significado em TUDO somos nós mesmos!

Partindo desse pressuposto, tudo que acontece com você, VOCÊ que coloca um significado. Então, VOCÊ também pode ressignificar. É mudar sua “lente mental” para ver sob uma nova perspectiva.

Tudo aquilo que aprendemos na infância ou tomamos como uma verdade durante as situações da vida, pode ser que atualmente, como adultos, não concordaríamos, ou poderíamos ter uma nova visão sobre a mesma situação. Ou seja, precisamos atualizar essa visão que aprendemos, ou tomamos como uma verdade e nunca paramos para reavaliar se essa visão ainda nos serve… ou se essa visão nos ajuda, ou nos afasta do que queremos alcançar, ou mudar.

Três coisas que são importantes para se levar em conta quando se fala em ressignificar uma situação, uma crença, uma história, etc. :

Uma é fazer valer o seu poder de ESCOLHA;

A outra é permitir-se ver outras POSSIBILIDADES para enxergar a mesma situação;

E por fim, a EMPATIA.

O poder da escolha em relação à ressignificação nos dá a oportunidade de abrir mão daquela forma de “enxergar” uma situação que nos traz dor, e não nos leva ao próximo nível, não nos impulsiona a prosseguir, não nos leva a caminhar. Pelo contrário, nos paralisa, nos aprisiona.

Vamos usar como exemplo uma situação do nosso dia a dia… Acontece algo ruim logo no começo do dia, e logo uso um modelo mental cristalizado: “hoje o dia não começou bem, isso sempre acontece comigo… já vi que também não vai terminar bem…” e o dia todo você fica
com essa sensação ruim, de mau humor. E o que você pensa, durante o dia todo, que pode dar errado, adivinhe?

Dá erradoooo!

Se ao invés disso você exercitasse o seguinte pensamento: “tudo bem, isso aconteceu e não é legal, mas eu ESCOLHO não estragar o meu dia por conta disso” ou “Eu ESCOLHO que meu dia seja feliz, apesar do que aconteça”.

Outra forma de ressignificar é exercitar um “olhar” para a situação por outros pontos de vistas, considerando outras POSSIBILIDADES.

Usando o mesmo exemplo anterior: “se eu tenho a tendência de exagerar tudo que acontece comigo…isso que aconteceu agora, de fato é tão
ruim ao ponto de estragar o meu dia?”, ou “se eu fosse outra pessoa, observando de fora essa situação que vivenciei, pensaria da mesma forma que eu?”

E a EMPATIA ajuda no momento em que você se coloca no lugar da outra pessoa e sente o que ela sente. Se você vivenciou uma situação que te causou dor, principalmente quando criança, certamente a sua criança naquela época não tinha recursos para entender a situação com o
“olhar” do adulto que você tem hoje. Certamente você vivenciou situações com seus pais, ou cuidadores, que causaram dor em você, e você “traduziu” essa situação de dor como: uma desaprovação à sua pessoa e não a atitude, uma rejeição, falta de amor, sensação de ser incapaz e etc., e hoje você traz essa mesma sensação para sua vida adulta sem ressignificar pelo olhar do adulto, você continua enxergando situações atuais semelhantes com a emoção infantil da criança ferida, com a lente mental da criança.

Por isso, convido você a relembrar sua história de vida, e avaliar de que forma você pode ver suas dores e desafios por um outro ângulo. O que você aprendeu com essa dor, ou perda?

Como estavam as pessoas que me causaram dor, qual era a sua história de vida? Essa pessoa tinha mais para me dar? Ou, ela me deu tudo que tinha e sabia?

Enfim, qual história você quer contar de sua história? Essa história te impulsiona, ou te paralisa?

Ressignificar… A ESCOLHA é sua!

Se quiser praticar o poder da ressignificação temos o Caderno da Ressignificação com estampa em Quilling Paper que ensina uma prática diária para desenvolver em você um novo modelo mental praticando o poder da ESCOLHA, ver POSSIBILIDADES e utilizar mais a EMPATIA no seu dia a dia. Veja na aba de produtos de que capa você gosta mais e faça seu pedido!

Grande abraço!

Cassia Dias Costa

Share This